você está lendo...
Prosa

Insônia

Acordei chorando ontem. Chorei por tudo aquilo que não fui (por tudo aquilo que não pude ser).

É certo que fechei os olhos na tentativa explícita de sonhar. Acreditei que eles, os sonhos, só pudessem ser encontrados naquele estado cego, naquela vertigem que impediria, por fim, o ego de me controlar.

Pensei que abria os olhos, afinal, para todos os segredos que escondi de mim ao longo de toda a vida. Ainda assim, no labirinto recôndito dos meus sonhos, me deparei mais uma vez com a realidade. Ela era fria, nua e um tanto quanto gasta.

Chorei, portanto, as dores que não tive, os amores que não vivi e tudo aquilo que se destacava absurdamente nítido através da visão aguçada pela ausência de juízo.

Ninguém faz idéia das lacunas que deixei de preencher quando acordada, por medo de que alguém pudesse, de alguma forma, me ler feito livro aberto ou ouvir meus pensamentos atirados com toda força no mar das ilusões. Naquele instante, porém, eu não precisava mais de proteção.

Sem armadura ou escudo, me aproximei da realidade, tão nua e gasta quanto ela e tomada pela súbita aceitação da torrente de emoções que me acostumei a esconder. Não entendi, no entanto, qual fora o momento de lucidez maior: Havia o escuro. Depois, a umidade das lágrimas ao redor. E, em cada um dos momentos, uma noção superior do que eu realmente havia deixado de ser.

Ali, revelada pela ausência de luz, encontrei as verdades que escondia. Eu acordei chorando ontem. Hoje não consigo mais dormir.

Sobre Paola Giovana

Sou catalisadora, capricorniana e artista. Faço o que gosto: crio. Acredito que vá gostar. Sei que ao menos não ficará imune. Minhas armas são irresistíveis: cinema, design, música e literatura.

Discussão

10 comentários sobre “Insônia

  1. Preciso nem falar que adoro esse tipo de texto intimista e melancólico né? Adorei, e espero que a insônia tenha sido apenas literária! :*

    Publicado por carina | 27/07/2011, 11:45
  2. Nossa, Adorei…
    Vc captou o momento, o verdadeiro momento.
    Adorei em todos os niveis como literatura, como experiencia, como viver…

    Publicado por Saulo Araújo | 27/07/2011, 12:04
    • =D Fico lisonjeada com os comentários! Tem coisas sobre as quais é tão difícil falar, né? Fico com medo, às vezes, de ser abstrata demais em alguns textos. Mas, no fim, parece que consigo passar as sensações pra quem lê…

      Publicado por Paola Giovana | 27/07/2011, 12:14
  3. Eu sempre me identifico com essas temáticas né? kkk
    Ah, essas leoninas dorminhocas…kkkk Mas dormir é bom, faz bem pra saúde! haaha

    Publicado por carina | 27/07/2011, 12:08
    • hdauhdasu simsim! Vc tem uma tendência a gostar das coisas melancólicas e intimistas! dshaudhhdasu Te procurei pra mostrar antes de postar, mas vc não tava por aí.

      Quanto à dormir demais… Às vezes uma insônia é que é algo bom, isso sim! hdsuahduas Pode não fazer bem pra saúde, mas costuma fazer bem pro trabalho. hehehe

      Publicado por Paola Giovana | 27/07/2011, 12:16
  4. Muito bom, adorei, escreve muito bem.
    Um beijo.

    Publicado por Ste Morato | 05/08/2011, 20:59
  5. Pasando aqui pela primeira vez; gostei! Seguirei…

    Publicado por olney figueiredo | 17/02/2012, 17:12

Comente!

Quem escreve

Ih! Falei!

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Coloque seu email para assinar este blog e receber novos textos por email

Junte-se a 2.008 outros seguidores

